quarta-feira, 12 de junho de 2013

Bem vindo a castidade



Com a linguagem descontraida, totalmente voltada ao público jovem, desde 2011, Halyson vem mostrando a juventude, por meio do blog "Bem vindo a castidade" , que viver um namoro santo não é coisa de outro mundo.

Conversamos com ele sobre o blog e também a respeito de seu trabalho na Missão Jesus de Monte Alverne, realizada Paróquia Nossa Senhora Aparecido, de Quatiguá/Pr, na Diocese de Jacarezinho.


MJ: Fale-no um pouco sobre o Projeto de Missão Jesus de Monte Alverne.


Halyson: O Projeto de Missão Jesus de Monte Alverne nasceu em nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecido, de Quatiguá/Pr, pertencente à Diocese de Jacarezinho. Por meio deste projeto busco, juntamente com alguns companheiros, realizar trabalhos de formação Católica e Evangelização, principalmente em bairros com pouca formação religiosa. Atualmente, em união com a Paróquia e a pedido de nosso Pároco, tenho realizado com a Missão um trabalho de evangelização em um patrimônio de nossa cidade onde há um grande número de jovens marginalizados, alcoolismo e drogas. A imagem do Cristo de Monte Alverne é a imagem do Cristo Humilde, a manifestação do Senhor à Francisco de Assis, e foi pela grande devoção que tenho a este homem que surgiu o nome da Missão, onde o foco é Evangelizar onde não há Evangelização. Por mais que eu esteja fortemente ligado à RCC e grande parte do meu ministério exerço nos Grupos de Oração e encontros Carismáticos, a Missão não tem ligação direta com Movimento nem Pastoral, com o fim de não se criarem pontes e unir forças com tudo e com todos. Todas as pessoas ligadas a Igreja e que trabalham por ela podem se unir ao Projeto de Missão a fim de Semear a Boa Nova. Há uma frase que sempre digo e se tornou um de meus lemas para a Missão: "Uma Igreja unida arrasta o Impossível!"

MJ: Quando surgiu a ideia de montar um blog sobre namoro cristão/católico?

Halyson: A ideia eu vejo como própria inspiração Divina. Eu sempre fui apaixonado em trabalhar temas voltados a Afetividade e Sexualidade dos jovens, principalmente na linha do namoro. Me dediquei muito ao estudo dessas áreas e fui ganhando oportunidades nas paróquias em trabalhar estes temas com os Grupos de Jovens. O título "Jovem, Bem-Vindo à Castidade" eu criei com o intuito de mostrar que as portas da santidade estão abertas para todos. É muito natural, ao chegarmos em uma casa, um tapete de Bem-Vindo na porta de entrada e é dessa forma que vejo a Castidade no namoro Cristão, é um tapete de entrada colocado por Deus, onde Ele mesmo deseja que todos aqueles, sejam casais ou solteiros, sintam-se Bem-Vindos à Castidade. Para que possamos nos sentir bem é preciso olhar para a beleza das coisas e hoje o que afasta muitos casais da castidade não é nem a falta de vontade em vivê-la, mas sim a forma com que ela é apresentada. Foi justamente esse o motivo que me levou a formar o Blog, a fim de apresentar a beleza da Castidade como ela é, num contexto humano e espiritual. Há muitos pregadores hoje que trabalham afetividade e sexualidade com jovens e casais, mas poucos fazem uma boa e verdadeira apresentação. Se prendem a um espiritualismo e apresentam Castidade como se fosse Teologia. Utilizam de dureza e emocionalismo para tentar convencer os jovens a aceitar, o que acaba muitas vezes por deixar ate marcas e revolta nos jovens que participam. Já vi muitos até mesmo se afastarem por motivo de pregadores mal formados apresentarem uma visão moralista da castidade. Meu Blog vem mostrar a Castidade e o namoro cristão como ele é e deve ser, tanto na forma física, na vivência afetiva e nos gestos de amor, quanto na parte espiritual, da busca por Deus e pela santidade no convívio do casal. Muitos não gostam da minha página ou da forma que trabalho com os casais, talvez por ser dinâmico, gosto de fazer as pessoas rirem e de colocá-las frente-a-frente com a realidade em que vivemos, mas fico feliz pela grande aceitação que tive com este trabalho e por tudo o que ainda virá. O Blog foi feito quase por um acaso, já havia começado a editar a página mas desanimei, até que num feriado de 12 de outubro conclui a edição e fiz o primeiro post. Não esperava que fosse tão aceito pelos jovens e graças a Deus hoje posso dizer que tenho um grande e bom material de formação já postado e um número grande de jovens e casais que aprenderam a enxergar a beleza da castidade por meio do blog.

MJ:  Quais são as maiores dificuldades para abordar o tema do blog?

Halyson: As maiores dificuldades estão na elaboração dos temas e das postagens. O foco do blog é o jovem e para que estes possam aceitar a mensagem é preciso abordar com linguagem e expressão jovem. Tudo aquilo que repasso faço baseado na Palavra de Deus, na Doutrina da Igreja e nos princípios da natureza e do corpo humano. Há uma grande diferença em formar jovens e formas adultos. O adulto aceita com mais facilidade os ensinamentos conforme eles são, possuem mente madura e mais seriedade. Quando se forma jovens é preciso adaptar os textos e ensinamentos para a linguagem jovem, a fim de não se tornar uma leitura chata e cansativa. O jovem é muito dinâmico, gosta de dar risada e de se sentir entrosado naquilo que está aprendendo, e é assim que eu busco editar as formações em minha página. Se olharmos para os Evangelhos vemos que foi este um dos grandes segredos de Jesus para implantar a Boa Nova nas pessoas. Cristo apresentava o Reino de Deus e santidade comparando-as com coisas simples, coisas do cotidiano e de uma forma de nenhum profeta do Antigo Testamente havia utilizado. Não encontramos no período Antes de Cristo uma palavra de ensinamento de um profeta comparando o Reino de Deus como o fermento do pão, como uma festa de casamento ou como o sal da terra. Jesus atingia as pessoas apresentando a Palavra de Deus por meio de coisas simples que elas compreendiam, coisas do cotidiano diário. Assim eu procuro apresentar a Castidade e o namoro Cristão e o grande desafio está em transformar os princípios da afetividade e sexualidade santa em uma forma jovem, levando a juventude a enxergar a Castidade nas coisas simples do dia-a-dia.

MJ: Como são escolhidas as temáticas das semanas especiais?

Halyson: As Semanas Especiais vão surgindo na minha mente naturalmente, vendo aquilo que ainda não foi trabalhado. Muitas vezes durante o trabalho vem o tema pra uma postagem e logo tento transformar aquilo que seria um texto em uma formação semanal. Normalmente fico dividido entre dois temas ou mais, mas sempre procuro, ao findar de um, iniciar o outro. Os temas que abordo nessas semanas são coisas básicas e fundamentais pro casal cristão. Procuro criar semanas onde os jovens possam transformar os temas em atitudes dentro do namoro e no convívio diário. São assuntos que levam os casais e apresentarem gestos de carinho, gestos de amor, mas tudo de uma forma pura e santa sem deixar de alimentar o lado humano e afetivo do casal.

MJ: Você, atualmente, esta vivenciando um namoro. Agora pode vivenciar as dificuldades e entender melhor os questionamentos que os jovens te fazem a respeito do namoro cristão. Isso tem te ajudado a crescer como pregador?

Halyson: Tenho a graça de viver um namoro muito lindo e sonhado hoje. Tivemos uma história de 2 anos de encontros e desencontros e graças a Deus hoje estamos juntos. Já vivi outros relacionamentos até de alguns anos e sempre tive a graça de viver em santidade. Jamais faltei com alguém e assim quero viver o atual namoro. Tudo na vida tem que apresentar crescimento pro ser humano. A faculdade é um crescimento profissional, o trabalho é um crescimento financeiro, o homem foi feito para crescer na vida! Assim deve ser o namoro, uma fase não só de conhecimento mas também de muito crescimento. Hoje, tenho uma namorada que além de me completar em sentimentos também é companheira espiritual, me ajudando a crescer como homem e como pregador. Crescemos quando colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos. É fácil para um pregador com experiência falar em castidade e namoro cristão, mas o que gera crescimento é a vivência desses conceitos. É preciso que eu seja sustento de santidade para a Raíssa e que ela seja sustendo de santidade para mim, pois sempre haverão momentos de fraqueza da parte de um. Quando conseguimos harmonizar corpo e alma adquirimos um grande crescimento pessoal. O namoro é um relacionamento humano afetivo, e não espiritual. Envolve muito mais o corpo físico do que a própria alma. Podemos dizer que o relacionamento torna-se espiritual quando é Sacramentado pelo Matrimônio, pois aí sim se tornam um e não mais dois. Enquanto namoro, a vivência da santidade é conquistada tanto pela vigília, pelo cuidado com as atitudes humanas quanto pela vida de oração do casal. Casal que reza dia e noite mas não vigia e cria oportunidades de pecado pode ter a maior vida e oração do mundo, mas irão cair no pecado, De nada adianta cuidar tanto da alma de não zelar do corpo. "Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26, 41. Vivendo assim posso dizer que meu namoro tem acrescentado muito no meu ministério e na missão, onde não somente posso pregar a beleza do namoro santo mais também testemunhar por meio do meu relacionamento. Uma Palavra lançada toca os corações, mas um testemunho verdadeiro arrasta multidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario